Retomada das Aulas

Retomada das aulas: como preparar as crianças para o retorno?

Depois de um longo período de distanciamento social, está na hora de começar, desde agora, a preparar a mente das crianças para a retomada das aulas presenciais. Saiba por onde começar!

A pandemia do novo coronavírus também teve um impacto significante na vida das crianças. No início, precisamos preparar e educar os pequenos com os cuidados a serem tomados de acordo com a situação atual, sem assustar ou preocupá-los. Agora, mesmo que gradativamente, estamos em fase de retomada das aulas presenciais.

De acordo com o Governo, o retorno vai acontecer em três etapas:

Etapa 1: com 35% da capacidade física da unidade escolar, da educação infantil ao Superior;

Etapa 2: com 70% da capacidade física, sem data prevista;

Etapa 3: com 100% dos alunos nas instituições de ensino;

No entanto, é normal que muitos pais, responsáveis e, até mesmo, as crianças sintam-se desconfortáveis e receosos com a volta, por isso  é preciso saber como preparar os pequenos para garantir um retorno tranquilo e seguro. A Raio de Luz já está preparada para receber os alunos. Saiba como você pode ajudar o seu filho(a) à estar pronto para este “Novo Normal” e voltar às aulas presenciais:

Converse com a criança

Antes de tomar qualquer decisão, converse com o seu filho(a) sobre voltar para a escola. Isto é, explique a importância da retomada, como vai funcionar e o que ele(a) pode fazer para continuar com os cuidados sem prejudicar a si próprio ou outras crianças. Entenda o que a criança espera dessa retomada: quais são as expectativas? Por que ela deve voltar? Quais são as medidas de segurança?

Acolhimento emocional

Muitas crianças ainda sentem medo de sair de casa. Não só os adultos, mas os pequenos também podem ter a saúde mental afetada, portanto esteja atento às emoções e expectativas da criança. Procure tranquilizar e educar, com antecedência, sobre a retomada das aulas. Não faça isso dias antes das aulas começarem, afinal, você precisa ter certeza de que o seu filho(a) vai sentir-se confortável longe de casa e perto de outras crianças.

Então, valorize, respeite e acolha as emoções do seu pequeno.

Explique as medidas preventivas

Mesmo com o fim da pandemia, é importante ressaltar os cuidados com a saúde e prevenção. É natural de toda criança gostar de abraçar os coleguinhas, brincar e dividir lanches, mas ainda é preciso tomar cuidado:

• Explique a importância do uso da máscara e qual a sua utilidade;
  • Ensine os hábitos básicos de higiene e quando as mãos devem ser lavadas;
  • Observe o comportamento do pequeno: a saúde, bem-estar e emoção;

Porque os hábitos que aprendemos nesta pandemia devem permanecer.

Revise as lições com seu filho(a)

A retomada das aulas presenciais podem dificultar o processo e ritmo de aprendizagem da criança. Antes e depois da escola, procure revisar as lições e tirar as dúvidas do pequeno para ajudá-lo. Nas horas vagas, seja o professor(a) particular do seu filho(a).

A proteção, alegria e aprendizagem são prioridades para a Raio de Luz

Aqui, na Raio de Luz, já estamos nos preparando para um retorno tranquilo e 100% pensado no seu pequeno(a). Educadores e coordenadores capacitados e prontos para receber as crianças com carinho e proteção, além do ambiente alegre e com as medidas certas para os cuidados dos alunos.

Traga o seu filho para a Raio de Luz!