Estudar nas férias

Estudar nas férias pode ser divertido e educativo, veja como

Saiba como e qual a importância de incentivar crianças a estudar nas férias de maneira divertida e sem prejudicar o aprendizado até a volta às aulas.

A época mais aguardada, principalmente para estudantes, são as férias de final de ano. Afinal, é o momento de relaxar, divertir-se e descontrair depois de um ano tão desafiador. No entanto, mesmo em casa, é importante continuar incentivando o aprendizado das crianças neste período e prepará-las para a volta às aulas no próximo ano. Por isso, saiba como ajudar as crianças a estudar nas férias, sem esquecer da diversão!

Por que estudar nas férias?

Além de ser ótimo para o desenvolvimento do aprendizado da criança, vai ajudá-la a manter o ritmo para o ano seguinte. Por exemplo, aquela atividade que mais teve dificuldades durante as aulas pode ser revisada com mais calma em casa e com ajuda do pai ou da mãe.

Isso não significa que a criança precise ficar horas e horas estudando e perder seu momento de diversão e descanso. Estudar nas férias pode sim ser divertido e, ao mesmo tempo, ajudar no desenvolvimento cognitivo. É pensando nisso que a Escola Raio de Luz reuniu algumas dicas de como incentivar seu filho(a) nos estudos neste período:

Transforme a leitura em teatro

Escolha um livro educativo e que a criança goste e dê vida à imaginação. É o momento de estimular a criatividade, incentivar a leitura e ensinar a moral da história por meio de cenas e falas. A junção do útil ao agradável pode oferecer diferentes benefícios, desde o hábito da leitura à interpretação de texto para criar uma cena.

Pratique o inglês com figuras

Estudar a segunda língua é importante todos os dias, inclusive nas férias. Ajude seu filho(a) a praticar o inglês com atividades interativas, como pintar figuras de acordo com o significado ou assistir desenhos em inglês, para ajudar na assimilação das palavras.

Gincanas em família

Reúna a família para uma gincana de jogos e atividades que estimulem o aprendizado da criança. Separe temas, como conhecimentos gerais e outras matérias que ela aprendeu ao longo do ano. Assim, a criança aprende, brinca e reforça o que professores(as) ensinaram.

Estudar nas férias pode ser divertido!

Incentive os estudos das crianças todos os dias. Seja nas férias ou em período de aulas, é sempre importante acompanhar e estimular o desenvolvimento dos pequenos(as). Aqui, na Raio de Luz, estamos ansiosos para receber as crianças em 2021 e oferecer o melhor da educação infantil!